140 caracteres

Tenho twitter, mas não uso. pelo menos, quase não escrevo nele (e acabo não entrando). Juro que não é ranhetice, mas tem a ver com: 1) uma compulsão iconoclasta de me afligir com seguidores; 2) uma rebeldia à necessidade constante, incessante e irritante (no meu caso) por quantidade e rapidez de informação e 3) os tais 140.

Quanto aos últimos, acho bacaninha – até higiênico, ecologicamente sustentável – poder sintetizar as idéias em tão pouco espaço. O problema é quando não dá. O problema é passar a pensar em 140 toques, e não ter paciência para ler 141. A gente vai sendo contaminado disso, dessa ansiedade. Eu já nem espero mais uma carta escrita a mão – já virou coisa cult, artigo de luxo – mas olha só: nem quase e-mails  eu recebo agora. Pessoais, digo. Quando vêm, até guardo de lembrança, num tipo de caixinha virtual que nem aquelas onde eu guardava cartas de amigos.

Mais de uma vez me disseram que eu “escrevo e-mails grandes”. Juro, demorei um tempo para entender –  não a informação, obviamente, mas o problema. Tolinha… E olha que nem sou daquelas traças de livro – gostaria de ler bem, bem mais do que atualmente consigo. Mas também já vivo com cinco coisas abertas, já estou contaminada pelos saltos de pensamento, pela dificuldade de me concentrar num ato único – a não ser, é claro, que a leitura tenha um poder tão grande de rapto que as vistas não se queixem de não variar o assunto.

É, realmente, uma prova de fogo pras letras. E pra emoções e raciocínios que tomam um tiquinho mais de espaço.

A tempo: gosto muito de microcontos, micronarrativas, hai kais. Tem coisas geniais feitas aí. Mas também curto livrinhos de 500 páginas, pode ser?

3 respostas para “140 caracteres”

  1. sim, pode ser!! Adoro livrinhos de 500 páginas que não te deixam respirar até que a gente termine de ler!!!
    Sobre emails, eu tbem tenho que me policiar: até porque, se escrevo emails gigantes com a quantidade inacreditável de, digamos, 4 informações diferentes (resposta + pergunta + foto + convite), neguinho não absorve… Vai achar que vc perguntou, mas não convidou; ou convidou mas não respondeu; “foto anexada, que foto?”; e por aí vai.
    Entonces… 4 informações = 4 emails. E, de preferência, que não sejam em sequência, senão o efeito periga ser o mesmo…
    Mas hai kai eu adoro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s