uma fera por dia

Outro dia, tava assistindo com os meninos As Crônicas de Nárnia. Era a primeira vez deles, e por incrível que pareça (porque eu amo esse tipo de história) para mim também. Para quem não é iniciado nesse universo, essa é uma série de livros (que viraram filmes) sobre quatro irmãos que descobrem a passagem para um reino fantástico, repleto de aventuras. (quem quer saber mais siga o link)

Como em todo filme de aventuras que se preze, ele é repleto de muitos desafios. No primeiro da série, num dado momento, cada um dos irmãos recebe um “presente”, um instrumento que possa utilizar para enfrentar os perigos. Pois bem, o mais velho deles, chamado Pedro, ganha uma espada. E só sobre ele o assunto.

Pra que serve uma espada? Pra se defender, claro.

E para matar.

Matar?

Pois é.

Tenho pensado muito nas histórias de hoje. Obviamente, sendo mãe de 3 meninos, reparo muito nos personagens masculinos, os tais guerreiros. A serviço do que estão? De que discurso? Que ideologia eles sustentam, maquiados nessa coragem extrasupermegablasterheróica?

Mas daquela história eu estava gostando, e testemunhando o Pedro, meu filho, agora com 8 anos, torcendo pro xará dele. E eu torcendo pro enredo me surpreender e não reproduzir o discurso “você-fez-por-merecer-a-sua-morte-seu-modafoca”.

Os inimigos eram feras. Feras más.

Eles avançaram contra Pedro. Provocaram. Incitaram-no a usar sua espada. Ele não a puxou da bainha. A natureza se encarregou de separar o conflito.

Ufa.

Mas claro, surgiu novamente o perigo. Novamente, as feras atacaram. Dessa vez era vida ou morte. Novamente, Pedro se viu no mesmo dilema.

Sem lhe dar muito tempo, a fera pulou por cima dele. Pedro puxou a espada, que acaba rasgando o corpo do animal.

A fera morre.

A espada matou.

No silêncio pós-dramático da sala, eu me pergunto: E agora? O que os meninos acharam disso?

E como quem me lê no silêncio, Pedro diz: Ele virou adulto, né, mãe?

(sem mais.)

 

leaonarnia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s