diário de et: coisas difíceis de entender

Nesse último domingo, a espécie se mobilizou para escolher seus representantes nos “cargos de poder”. Pelo que entendi, eles preferem votar uma vez só, para não precisar escolher mais nada nos próximos 4 anos, ainda que essas escolhas os afetem diretamente. Incompreensível, como muitas outras coisas que ando pesquisando por aqui.

Para os cargos executivos, eles levam a escolha bastante a sério. Fazem debates públicos, que se parecem bastante aos programas de humor que também produzem. Apesar de haver diversos partidos, as partes no horário da TV não são iguais, o que me confunde um pouco quando releio no dicionário  o conceito da palavra democracia. Apesar das várias opções, sempre terminam nas mesmas duas. Talvez se sintam perdidos com muitas escolhas, depois de um longo período de ditadura, que graças ao Deus deles, dizem que terminou.

Para o legislativo, eles são mais relaxados. O maior representante eleito é um palhaço, o que demonstra o enorme senso de humor dessa espécie. Talvez seja para continuarem com o epíteto de “país da piada pronta”. Ou, quem sabe, é um representante contemporâneo dos bobos da corte. O que também me confunde um pouco, porque pesquisando a função histórica dos bobos da corte, da bufonaria, não corresponde ao personagem eleito, cujo humor é bastante raso e pouco provocador. Talvez ele ainda carregue consigo alguns outros cadidatos não eleitos, ou seja, que ninguém quis, mas mesmo assim vão decidir sobre leis que afetarão a todos. Por esse motivo estranho, alguns tem chamado o palhaço de “cavalo de tróia”, uma outra referência histórica vinda do mesmo povo que inventou a democracia. Uma última curiosidade: tiririca também é o nome de uma praga que dá em grama, e se alastra bastante. Em Brasília, além de muito concreto e espaços vazios, há muitos gramados também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s